Agnus Dei, Agnus Dei filme, Agnus Dei filme francês, filmes franceses, Coco Antes de Chanel, Gemma Bovery, Anne Fontaine filme, Anne Fontaine, Agata Buzek, Lou de Laâge, cinema francês, filmes franceses no cinema, filmes franceses legendados, Segunda Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial filmes, Filmes sobre freiras

Os melhores filmes franceses de 2016

Fiquei surpreso com 2016. Confesso que não esperava um ano tão intenso para os filmes franceses. Um ano que, aliás, começou tímido aqui no país. Mas que se mostraria, mais tarde, cheio de excelentes obras.

Demorei um pouco para fazer a seleção dos melhores filmes franceses do ano, mas aqui está. Tentei diversificar a lista. Só não dá para ser muito imparcial: tem filme que vai mesmo da nossa própria predileção. Já outros se mostram verdadeiras obras-primas.

Se faltou algum título – e faltou mesmo! – não é por esquecimento, não. Mas porque este foi vraiment um ano ímpar para o cinema francês.

Confira os nove melhores filmes franceses de 2016:

Agnus Dei, Agnus Dei filme, Agnus Dei filme francês, filmes franceses, Coco Antes de Chanel, Gemma Bovery, Anne Fontaine filme, Anne Fontaine, Agata Buzek, Lou de Laâge, cinema francês, filmes franceses no cinema, filmes franceses legendados, Segunda Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial filmes, Filmes sobre freiras

Les innocentes – Admiro o trabalho da diretora Anne Fontaine desde Em Suas Mãos – um filme que, para mim, merecia uma atenção muito maior do que recebeu. E então ela somente reforçou seu talento: com Coco Antes de Chanel, Gemma Bovery e, principalmente, com este arrebatador drama. Não somente um filme obrigatório, Agnus Dei também é uma bela homenagem às mulheres, vítimas tão esquecidas – e tão silenciadas – de todas as guerras.

Leia a crítica completa de Agnus Dei aqui.

ASSISTA AO TRAILER

elle filme, isabelle huppert, filmes franceses, paul verhoeven, lançamentos

Elle – De todos os filmes (franceses ou não) lançados durante o ano, este deve ser o mais perturbador. E eu pensava que era impossível ir além de A Professora de Piano. Mas Isabelle Huppert e o diretor Paul Verhoeven provaram o contrário: Elle é tão destemido que continua martelando a cabeça de seu espectador por muito tempo após os créditos finais.

ASSISTA AO TRAILER

filme divinas, divinas netflix, film divines, divines, filmes franceses, cinema francês, netflix

Divines – Fiquei particularmente impressionado com este drama original da Netflix. Em síntese, Divinas é um retrato sincero de um pesadelo que não tem hora para acabar.

Leia a crítica completa de Divinas aqui.

ASSISTA AO TRAILER

Marguerite filme francês, César 2016, filmes franceses

Marguerite – Catherine Frot é uma das melhores atrizes francesas que já pisaram neste mundo. E Marguerite reforça isso de modo indiscutível. Aqui, ela fere os ouvidos com sua voz assustadoramente horrenda. Mas conquista qualquer espectador disposto, porque tem o coração no lugar certo.

Leia a crítica completa de Marguerite aqui.

ASSISTA AO TRAILER

pierre niney, filmes pierre niney, filmes franceses, filmes comédie française

Five – Não escondo minha admiração pelo astro Pierre Niney – meu ator preferido, confesso. E aplaudo sua capacidade de transitar entre todos os gêneros possíveis. É só começar assistindo a Yves Saint Laurent, depois passar por Um Homem Ideal e terminar neste Five. A comédia, cheia de personalidade, sabe dosar piadas absurdas com o roteiro surpreendentemente sóbrio. Não é para todos os gostos, é verdade. Mas, para mim, é um dos melhores exemplares dos últimos anos.

ASSISTA AO TRAILER

o sentido do amor filme, le goût des merveilles, filmes franceses, cinema francês, comédias românticas francesas, virginie efira, benjamin lavernhe

Le goût des merveilles – Esbarrei sem querer neste romance e caí de amores na hora. É a história – simples e emocionante – de um sujeito singular. Já admirava o trabalho da radiante Virginie Efira e comecei a acompanhar o de Benjamin Lavernhe. Os dois dão um show aqui.

ASSISTA AO TRAILER

Emmanuel Mouret, Anais Demoustier, Virginie Efira, Caprice filme, Romance à francesa filme, Filmes Franceses, Estreias francesas, comédias francesas, comédias românticas francesas, lançamentos, cinema francês

Caprice – Saudosistas de plantão: não dá para perder este romance deliciosamente démodé. É uma desventura romântica com muito sabor e elegância – além de mais uma oportunidade de aplaudir a belga Virginie Efira.

Leia a crítica completa de Romance à Francesa aqui.

ASSISTA AO TRAILER

a três vamos lá, à trois on y va, filmes franceses, felix moati, anais demoustier, cinema francês

À trois on y va – Quase passou em branco, esta interessante comédia dramática sobre um triângulo amoroso que não consegue fechar as pontas. É um filme jovem e cheio de maturidade. E que faz muito por sua dupla principal: revela o jovem ator Félix Moati e confirma que Anaïs Demoustier (Uma Nova Amiga) deve se tornar uma estrela nos próximos anos.

ASSISTA AO TRAILER

meu rei filme, filmes franceses, vincent cassel, maiwenn, cinema francês, dramas franceses, mon roi

Mon roi – Um relacionamento abusivo e doloroso reafirma o talento da diretora Maïwenn (de Polissia). Meu Rei é mesmo de difícil digestão – mas é, mais do que isso, o cinema francês em sua ótima forma.

ASSISTA AO TRAILER

FacebookTwitterGooglePinterest


Comentários



Angelo Capontes Jr. escreve críticas cinematográficas há cinco anos. Formado em Jornalismo, começou a carreira em jornais impressos e sites de entretenimento. Atualmente, é editor e crítico de cinema do filmesfranceses.com.br.