Audrey Tautou | Filmes

Confesso com muito orgulho que comecei a adorar o cinema francês grâce à elle. Primeiro, veio Amélie – e divido esse episódio com muita gente. Depois, outras tantas obras que somente reforçaram minha imensa admiração por Audrey Tautou.

A expressão je ne sais quoi, para mim, veio dela. Se bem que pistas não faltam na hora de justificar nosso arrebatamento: Audrey tem um talento só dela. Discreta, seu interesse é mesmo o de contar histórias através de interpretações tão memoráveis.

Em 2013, tentei descrevê-la:

Audrey é mesmo um caso raro – e também digno de nota: tem, pelo menos, uma dezena de excelentes interpretações no currículo, uma beleza exótica que serve de molde a uma das marcas mais conceituadas do mundo, a Chanel, e uma personalidade tão adorável que, sozinha, já seria motivo de atenção (…) Audrey não brilha somente: ensina o que é atuar.

Hoje, vejo que ainda é pouco perto de tanto talento.

Para celebrar o aniversário de Audrey Tautou, vamos relembrar um pouco de sua trajetória – que, aliás, vai muito além da adorável Amélie.

Clique e conheça mais sobre cada um dos filmes de Audrey Tautou:

audrey tautou, gaspard ulliel, marion cotillard, jean-pierre jeunet, un long dimanche de fiançailles, um domingo para sempre livro, eterno amor filme

Un long dimanche de fiançailles – Depois de Amélie, o diretor Jean-Pierre Jeunet chamou de volta Audrey Tautou para estrelar este perfeito romance ambientado logo após a 1ª Guerra Mundial. Audrey dá vida a Mathilde, uma jovem que perdeu seu noivo nas trincheiras. Não acredita, porém, que ele esteja morto. Eterno Amor, minuto após minuto, traz a busca interminável de uma personagem que aposta mais em seu sentimento genuíno do que em fatos e pessoas. Um filme espetacular e uma interpretação emocionante desta atriz que não para de surpreender.

ASSISTA AO TRAILER

coco antes de chanel, coco avant chanel, coco before chanel, filme chanel, filme coco chanel, filmes franceses, filme francês, filme franceses, audrey tautou, benoît poelvoorde, audrey tautou, audrey tautou filmes, amélie poulain, cinema francês, biografias francesas, biografia coco chanel

Coco avant Chanel – Nunca é fácil encarnar grandes personas no cinema. Chanel não só foi grande, como também dona de uma personalidade de difícil representação. Talvez o maior desafio da carreira de Audrey Tautou, Coco Antes de Chanel mostra que a atriz é mesmo singular e jamais se entrega à dramatização exagerada. Sempre discreta, encarna Gabrielle com um cerne impressionável. Basta observar como a atriz “deixa de existir” para trazer o retrato da icônica estilista. Uma atuação aplaudível.

ASSISTA AO TRAILER

thérèse d, thérèse desqueyroux, audrey tautou, audrey tautou filmes, filmes franceses, cinema francês, filmes franceses para assistir, filmes franceses legendados

Thérèse Desqueyroux – Uma aula de atuação. É isso que Audrey Tautou dá em Thérèse D, este drama dirigido pelo saudoso diretor Claude Miller. Assim como no livro de François Mauriac, Thérèse é obrigada a se casar por fins lucrativos. Colocada em uma prisão invisível, a protagonista não aguenta viver de tal maneira – e toma uma decisão grave. Discreta, Audrey demonstra com precisão o sofrimento de uma mulher de personalidade forte. Melhor do que isso: ensina o que é atuar.

ASSISTA AO TRAILER

Audrey Tautou, François Damiens, Pio Marmaï, Mélanie Bernier, Stéphane Foenkinos, David Foenkinos, A Delicadeza do Amor, A Delicadeza do Amor Netflix, La délicatesse, Filmes Franceses, Filmes Franceses Netflix

La délicatesse – Tamanha a dor causada pela perda do amor de sua vida, Nathalie também se perde: esconde-se em seu trabalho e esquece de ser feliz. Até que, subitamente, beija um sueco desajeitado que se apaixona sem demoras por ela. É a história de um amor que nasce sem planejamento, de maneira inesperada. Assim como no (ótimo) livro do escritor David Foenkinos – que também dirige o filme –, a protagonista é um triunfo: uma mulher adoravelmente marcante. Audrey, é claro, oferece uma interpretação que representa tal personagem de modo impecável. Não perca!

ASSISTA AO TRAILER

audrey tautou filmes, audrey tautou, guillaume canet, filmes franceses, filmes franceses de romance, cinema francês, dicas de filmes franceses, enfim juntos filme, ensemble c'est tout

Ensemble, c’est tout – Camille (Audrey Tautou) come que nem passarinho: não sente mais prazer quando o assunto é paladar. Sua mãe acha errado – e, pior do que isso, desmerece a decisão da filha de trabalhar como faxineira. Em um dia frio, Camille esbarra com Philibert, seu vizinho. Daí, uma inusitada amizade nasce; nenhum dos dois espera nada do outro, a não ser companhia. O rapaz divide o apartamento com Franck (Guillaume Canet), um cozinheiro ríspido que precisa cuidar da vó senil. Enfim, Juntos é, em seu interior, uma crônica sobre estranhos que se completam – os quatro personagens só procuram, de fato, acolhimento. Funcionam, porém, muito bem separadamente: cada um é peça crucial neste simpático drama que, mais uma vez, atesta o talento e a graça de Audrey Tautou.

ASSISTA AO TRAILER

audrey tautou, amélie poulain, o faboloso destino de amélie poulain, bem me quer mal me quer filme, filmes com audrey tautou, filmes thriller, dicas de dvd, cinema francês, filmes franceses, dvds franceses

À la folie… pas du tout – Depois do sucesso mundial de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, a radiante Audrey Tautou voltou aos cinemas com este ótimo thriller sobre a distorção de uma história de amor. No filme, Audrey é Angélique, uma artista que vive em função de Loïc, cirurgião por quem é capaz de dar a própria vida. O homem, porém, é casado – e feliz ao lado da mulher (papel de Isabelle Carré). Mesmo assim, os dois seguem em frente com o caso. Ou não. Bem me Quer, Mal me Quer conta essa história duas vezes, cada uma por meio de um olhar diferente. O resultado é surpreendente: um filme redondo, singular e que nunca deixa de entreter. Experimente!

ASSISTA AO TRAILER

audrey tautou, audrey tautou filmes, gad elmaleh, gad elmaleh filmes, amar não tem preço, amar não tem preço filme, filmes franceses, hors de prix, filmes franceses para assistir, filmes franceses netflix, filmes franceses legendados, netflix, comédias românticas francesas, comédias românticas

Hors de prix – Uma golpista (Audrey Tautou) interessada em velhos ricos acaba envolvida com o funcionário do hotel (Gad Elmaleh) em que está hospedada. Rodado na Côte d’Azur, esta comédia romântica francesa tem charme de sobra: o roteiro é redondinho, as piadas funcionam, e a dupla de atores está afiada. Não deixe de ver!

ASSISTA AO TRAILER

a espuma dos dias filme, a espuma dos dias, audrey tautou, romain duris, omar sy, michek gondry, l'écume des jours, filmes franceses, cinema francês, a espuma dos dias legendado

L’écume des jours – Neste memorável romance dirigido por Michel Gondry, Audrey Tautou interpreta uma doce mulher que tem uma doença exótica, causada por uma flor que cresce em seu pulmão. Aqui, a atriz trabalha de um jeito tão delicado que jamais é ofuscada pela atmosfera inventiva do filme.

ASSISTA AO TRAILER

filmes franceses, audrey tautou, filmes audrey tautou, des vrais mensonges, uma doce mentira filme

Des vrais mensonges – Esta deliciosa comédia traz Audrey Tautou em uma situação inusitada. Uma dona de um salão de cabeleireiro recebe uma carta de um admirador secreto. Decide encaminhá-la para sua mãe, que está em depressão. O que parece, em um primeiro momento, a resposta para os problemas transforma-se em uma bagunça sem volta. Assim como no ótimo Amar Não Tem Preço, Audrey mostra aqui seu timing cômico infalível e seu talento versátil.

ASSISTA AO TRAILER

FacebookTwitterGooglePinterest


Comentários



Angelo Capontes Jr. escreve críticas cinematográficas há cinco anos. Formado em Jornalismo, começou a carreira em jornais impressos e sites de entretenimento. Atualmente, é editor e crítico de cinema do filmesfranceses.com.br.